quinta-feira, 24 de março de 2011

Caminhada pela Paz reúne dezenas de pessoas

Despertar a comunidade para o fim da violência contra a mulher tem sido uma das atividades constantes desenvolvidas pela Prefeitura de Paulo Afonso. Agora, mais uma ação foi realizada para contribuir na redução destes casos - a Caminhada Mulheres pela Paz, realizada pela Secretaria Municipal de Educação.  
O evento aconteceu dia 18, no BTN I, seguindo até a Praça Padre Lourenço, no BTN II e contou com a presença de representantes da Igreja Católica, da Igreja Evangélica, da Chesf, alunos da rede municipal de ensino, comunidade local, do prefeito Anilton Bastos, da secretária de Educação, Selma Carvalho; do secretário de Saúde, Luiz Aureliano; da secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara, do secretário de Gestão Administrativa, José Pionório e da delegada da DEAM, Mirela Matos.
O prefeito Anilton Bastos reconhece que "a luta contra a violência à mulher é de todos e que, unidos, o problema pode ser resolvido". Para a secretária municipal de Educação, Selma Carvalho, a participação dos estudantes da rede municipal de ensino confirma: o problema é de todos e esses alunos podem ser multiplicadores, educando os pais em relação à causa. Durante a Caminhada será lançada a Campanha do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra mulher.


A Campanha do Laço Branco teve início no Canadá quando, no dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica na cidade de Montreal. Ele ordenou que os homens (aproximadamente 48) se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando: "vocês são todas feministas?!", Esse homem começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14 mulheres à queima roupa. Em seguida, suicidou-se. O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino. O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, um grupo de homens canadenses decidiu criar a Campanha do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra a mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário