quarta-feira, 20 de abril de 2011

Prefeitura de Paulo Afonso investe na inclusão e permanência de alunos com necessidades especiais

A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem centrado esforços para agir no processo da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares da rede municipal de ensino, conforme exigido pela Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O objetivo primordial é atender a todos os alunos, crianças, adolescente, jovens e adultos com deficiências, atendendo as necessidades de cada um e garantindo o sucesso de todos.
Para que esse trabalho seja exercido com a devida qualificação que se exige, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, nos anos de 2009 e 2010, Cursos Básicos de LIBRAS e BRAILLE, para 120 professores. E ainda, o I Encontro de Educação Especial, em 2009, com o tema: "Discutindo a Inclusão de Crianças Autista nas Salas de Ensino Regular". O objetivo foi plenamente alcançado: subsidiar a prática pedagógica e preparar os professores para receberem as crianças com o Transtorno do Espectro Autista.
Ainda em 2009, em parceria com o Ministério da Educação, foi realizado o IV Seminário Regional do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, beneficiando professores de classes comuns do ensino regular, professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado - AEE, gestores escolares e coordenadores pedagógicos. Em números, foram 52 participantes dos 22 municípios de abrangência do polo de Paulo Afonso, e mais 49 participantes locais. Com carga horária de 40 horas, o seminário aconteceu com uma programação diversificada, contemplando a maior parte das deficiências encontradas nas escolas. 
A Prefeitura oferece ainda transporte diário para 14 alunos, que têm a mobilidade reduzida, com destino às escolas de ensino regular e para o atendimento educacional especializado na APAE. Alunos com problemas de surdez e de baixa visão são contemplados em contraturno, nas Salas de Recurso Multifuncional das Escolas Vereador João Bosco Ribeiro, CEMPA, Rivadalva de Carvalho e Vinícius de Moraes.
Para os alunos com deficiência intelectual, com Transtornos Globais do Desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, o Atendimento Educacional Especializado é realizado nas Salas de Recursos Multifuncional da Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro e Vinícius de Moraes, no contraturno do ensino regular. Em breve, também haverá atendimento nas Salas de Recursos Multifuncionais do CEMPA, Rivadalva de Carvalho e Manoel Nascimento Neto. Apesar de a legislação não exigir, a Secretaria Municipal de Educação dispõe de dois professores nas salas de aula que têm alunos com necessidades educacionais especiais, de acordo com o grau da deficiência e a real necessidade de mais um profissional, melhorando a qualidade do ensino e dos serviços prestados à sociedade.
 "Os alunos especiais têm um atendimento qualificado e de qualidade. A rede municipal de ensino sempre irá prestar bons serviços à população em todas as ações que empreende. Esse é o nosso compromisso, trabalhar para a dignidade humana, que tem o aval do prefeito Anilton Bastos", falou a professora Selma Carvalho, Secretária Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário