segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Prefeitura de Paulo Afonso oficializa o programa saúde nas escolas

A Secretária Municipal de Educação Selma Alves de Carvalho,  assinou termo de compromisso, em conjunto com o Secretário Municipal de Saúde Aureliano Carvalho Filho,onde pactuarem e formalizaram as responsabilidades e metas inerentes à execução do Programa  Saúde nas Escolas.
O Termo foi assinado na última quinta, 11, com vigência de doze meses e visa à prevenção, promoção e atenção à saúde dos escolares e terá a responsabilidade de ambas as secretarias para atingirem as metas pactuadas  para sucesso do programa. Os incentivos financeiros dependem de índices a serem atingidos para manutenção e renovação do Termo.
Há previsão de se atender 500 escolares/ano por Equipe de Saúde da Família quanto a avaliação clínica e psicossocial e 1000 escolares/ano (ou 100% se inferior a 1000 casos) para a promoção e prevenção à saúde. Serão assistidas escolas da Rede Municipal de Ensino, do perímetro urbano e rural.
Diversas ações estão previstas a exemplo de atualização de calendário vacinal, detecção precoce de hipertensão arterial, detecção precoce de agravos à saúde prevalecentes na região: hanseníase, tuberculose e malária, avaliações oftalmológicas, auditivas, nutricionais, bucais, psicossocial, educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS, promoção de práticas corporais e atividade física nas escolas orientadas por profissionais e muitas outras.
A Secretária de educação Selma Carvalho, argumentou com entusiasmo: "Tudo o que puder ser feito para beneficiar os nossos alunos e a comunidade escolar nós faremos e apoiaremos. Estaremos sempre trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população, essa é a proposta do prefeito Anilton Bastos".  O Secretário de saúde Aureliano Carvalho, acrescentou: "A nossa expectativa quanto ao Programa nas Escolas é muito boa, principalmente por que os alunos irão adquirir hábitos de vida saudável; o projeto previne doenças e promove saúde".

Nenhum comentário:

Postar um comentário