quinta-feira, 19 de maio de 2011

Participação marca a passeata contra o abuso sexual de criança e adolescente


Alunos, pais, professores, servidores públicos e representantes de associações locais saíram às ruas na tarde de ontem (18), Dia de Luta contra a Exploração Sexual Infanto-juvenil para caminhada que teve início no Centro de Cultura Lindinalva Cabral. O evento faz parte da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com faixas, camisetas, panfletos e adesivos, a mobilização partiu às 15h dessa quarta, do Centro de Cultura Lindinalva Cabral.
"É extremamente importante o envolvimento de todos nesta luta. É uma causa nobre que visa a preservar a integridade da criança e do adolescente", ressaltou o prefeito Anilton Bastos. O município de Paulo Afonso conta com uma grande rede de proteção e combate aos abusos e exploração sexual. A rede é formada pelo Creas e Cras que são os centros especializados e os de assistência social, além do Centro de Referência à Mulher e do Conselho Tutelar. Essas entidades estão ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Social.
A secretária Ana Clara Moreira, que participou da caminhada ao lado da presidente Municipal do Conselho da Criança e do Adolescente, Magda Moreira, reconheceu o esforço das entidades e lembrou que esse trabalho é realizado todos os dias do ano. "Essa caminhada de conscientização à comunidade é muito importante porque as pessoas tomam conhecimento da existência da rede de proteção", afirmou.
A Deam Chesf, Lions Clube, Adefitan, Sampa e Ordem Demolay também participaram da caminhada. Todos vestiram a camisa do evento na defesa de crianças e adolescentes. Depois de percorrerem a Avenida Getúlio Vargas, os participantes se concentraram em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima para o encerramento da caminhada.



A origem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes remete ao Estado do Espírito Santo, quando, no dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli, de 8 anos, foi brutalmente raptada, violentada, morta e carbonizada. Os culpados nunca foram punidos. A tragédia chocou o Brasil e é o marco desta data desde o ano 2000, instituído pela lei 9.970.

Campanha mobiliza comunidade para prevenção da exploração sexual, uso de drogas e DST/AIDS

Durante dois dias o Moto Energia reuniu centenas de pessoas que curtiram apresentações de bandas e motocicletas de diversos modelos. Porém, além dos roncos dos motores, esta edição do evento foi marcada por mais uma ação de proteção à criança e ao adolescente - uma campanha desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Paulo Afonso e que teve como objetivo central a prevenção da exploração sexual, das drogas e doenças sexualmente transmissíveis.
Para o desenvolvimento do trabalho foi criada uma campanha unificada, que teve como tema "Diversão, Respeito e Prevenção", envolvendo o poder público, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde em parceria com vários órgãos: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comissão Municipal de Exploração Sexual Infanto-Juvenil, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Programa Educar, Conselho Tutelar e o Lions Clube de Paulo Afonso.


As ações tiveram início no dia 5 de maio, com a distribuição de placas do CMDCA, divulgando o Estatuto da Criança e do Adolescente. As placas foram afixadas em hotéis, motéis, pousadas, bares, restaurantes, hospitais, rodoviária e aeroporto.
Nos dias 6 e 7 os motoristas que chegavam na cidade foram abordados com um pedágio, quando foi entregue material informativo sobre a importância da prevenção. A equipe também realizou a distribuição à noite, durante o Moto Energia. "Através dessas ações tentamos mobilizar a comunidade sobre a importância da prevenção para que fique atenta e assim ajude a combater o uso de drogas, a exploração sexual e as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS", frisou o prefeito Anilton Bastos.







Ele explica que a campanha foi lançada estrategicamente durante o Moto Energia. "Este é um evento que reúne a população local e os turistas de diversos estados; então é um momento bastante oportuno. A Prefeitura sempre realiza estas campanhas de prevenção, mas esta representou maior força porque reuniu as secretarias em prol de uma única causa", ressaltou.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Prefeitura de Paulo Afonso fará campanha de prevenção no Moto Energia

Uma reunião nessa quarta-feira, 4, às 09 horas, no auditório Edson Teixeira, marca o lançamento  da Campanha "Campanha Diversão, Respeito e Prevenção" , desenvolvida pelas secretarias  de Desenvolvimento Social,  de Saúde e Turismo.  A campanha será realizada de 6 a 8 de maio, período em que acontece o Moto Energia.

Este ano, a Prefeitura de Paulo Afonso fez uma programação unificada. Nesta época em que a cidade vai receber milhares de turistas no Moto Energia, a Prefeitura  está firme na mobilização em prol da campanha preventiva contra as Drogas, DST/AIDS  e Exploração Sexual de Crianças e adolescentes.
Todas as entidades municipais que trabalham com a recuperação de usuários de drogas - lícitas ou ilícitas - também vão colaborar e desenvolver algum tipo de atividade durante o evento. Esta é a primeira vez que o poder público e entidades filantrópicas se unem em torno da mesma programação.

Para o prefeito Anilton Bastos isso é muito positivo. "Desta forma, conseguimos fazer uma programação unificada, juntar forças contra o uso de drogas e divulgar as formas de prevenção, os recursos possíveis para o dependente deixar as drogas e a função de cada um nesse processo", explica.