segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Inscrições abertas para o Projovem Adolescente

O Programa Projovem Adolescente é direcionado aos jovens de 15 a 17 anos, pertencentes ao Programa Bolsa Família, inseridos em medidas socioeducativas, em cumprimento de medidas de proteção que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ou vinculados a programas de combate a violência, ao abuso e a exploração sexual.
Para 2011, estão abertas matrículas das novas turmas do Projovem Adolescente. Os pré-requisitos podem ser conferidos e as inscrições podem ser feitas no Bairro Tancredo Neves, nos colégios Wilson Pereira, Quitéria Maria de Jesus e nas escolas Manoel Nascimento, Manuel De Almeida, Georgina Alves, no Centro Social Urbano (CSU), e na Secretaria Municipal De Desenvolvimento Social (SEDES), nos horários das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Os documentos necessários para as matrículas são: duas fotos 3x4, xerox da certidão de nascimento do adolescente, xerox do cartão Bolsa Família e xerox da carteira de identidade da mãe.
As inscrições estarão abertas até completarem-se as 400 vagas disponíveis.


Secretaria de Desenvolvimento Social realiza Projeto Lazer é Vida

Educadora Social Risalvi
Durante o mês de Janeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou o Projeto “Lazer é Vida”, um Programa Social que atende crianças e pré-adolescentes da Prainha do Candeeiro (BTN), nas terças e quartas das 15:00 às 17:00hs. O projeto que termina amanhã, quinta-feira 27, contou com a participação de mais de 20 crianças.
Segundo a educadora social do Programa Educar, Risalvi Vieira Dantas, o Projeto “Lazer é Vida” foi realizado no mês de janeiro, porque é o período de férias e para as crianças não ficarem ociosas, foram oferecidas diversas formas de diversão. De acordo com a educadora, mesmo a Secretaria oferecendo um programa que tem o intuito de inserir as crianças e os adolescentes nas escolas, muitas crianças ainda preferem trabalhar a estudar devido à situação financeira das suas famílias.
A educadora Risalvi falou que é prazeroso participar de um projeto que colabora com o aprendizado das crianças e adolescentes “oferecemos atividades educativas, lanches, jogos e ministramos palestras com os temas: Viver em grupos, Competição: Ganhar e Perder e o Valor da Educação.” Disse Risalvi.
O Programa Educar que vem sendo realizado a três anos no município é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social de Paulo Afonso.  No início, o Programa era financiado por uma ONG dos Estados Unidos, mas hoje é totalmente custeado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

Clarissa Duarte



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PAULO AFONSO: Secretarias unidas para cumprir metas do Selo UNICEF - Município Aprovado





O Selo Unicef é um reconhecimento internacional, conquistado pelo município, por meio do resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, com o objetivo de impulsionar a implementação e a consolidação de metas e mecanismos que fazem parte do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Somente em 2012, caso seja aprovado, o município passará a ser contemplado com o selo. As secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Turismo e Cultura e Educação estão trabalhando conjuntamente para o cumprimento das metas.

JaneClaudia - Coordenadora da Proteção Social Básica da SEDES

Na quarta-feira, 26.01, os agentes comunitários de saúde e os enfermeiros responsáveis pelos mesmos, do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, estiveram reunidos, no auditório do Colégio Luiz Eduardo Magalhães, para discutirem, com representantes da SEDES – Secretaria de Desenvolvimento Social, as ações que estão realizadas, bem como avaliar os índices alcançados, objetivando melhorá-los, à medida que se faça necessário. Essa reunião faz parte do que foi estabelecido na implantação da comissão pró-selo, formada em 22 de março do ano passado. Ela serviu também para monitorar os indicadores sociais relacionados com crianças, adolescentes e suas famílias visitadas pelos agentes de saúde, daí a importância deles nesse processo. Na ocasião, o secretário de saúde, Dr. Luiz Aureliano, agradeceu o empenho dos agentes e enfermeiros, ressaltando, ainda mais, a importância deles.

Dr. Aureliano - Secretário de Saúde

Participam da comissão os representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Turismo, Cultura e Esporte e da sociedade civil – Centro Evangélico de Recuperação Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Associação Comunitária do Bairro Tancredo Neves III, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e ONG Repensar.
Outras reuniões vão ser realizadas no decorrer deste ano, envolvendo todos os setores que constituem a comissão pró-selo.

Com Informações:
ASCOM/PMPA-SAÚDE / ASCOM/PMPA-SEDES




Secretarias unidas pela melhoria da qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes

Na tarde de 25/01/11 terça-feira, a Comissão Pró-Selo, Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde e a SEDES – Secretaria de Desenvolvimento Social. estiveram reunidas na Casa dos Conselhos, com o objetivo de fortalecer as ações do SELO UNICEF.




Comissão Pró-Selo e Secretaria de Educação, Unidas no Fortalecimento das Ações do Selo Unicef

Na manhã de 25/01/11 terça-feira, a Comissão Pró-Selo e a Secretaria Municipal de Educação estiveram reunidas na Casa dos Conselhos, com o objetivo de fortalecer as ações do SELO UNICEF. 
  

As escolas municipais deverão mobilizar educadores, crianças e adolescentes em torno do debate sobre o Semiárido brasileiro.

Serão matéria de  estudo  e pesquisa: o clima e a geografia da região, a fauna e a flora, a identidade cultural e a própria qualidade da educação na região .

Crianças e adolescentes serão estimulados a pesquisar, divulgar, valorizar e refletir sobre suas culturas e identidades étnicas ou raciais.

A valorização da cultura, da arte e da comunicação como direitos das crianças e instrumentos para a participação de meninos e meninas deve ser o foco.