sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Seminário de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na manhã de quinta-feira, 11, centenas de educadores, assistentes sociais e grande público estiveram reunidos no Centro de Cultura Lindinalva Cabral participando do IV Seminário de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O Seminário teve o objetivo de fortalecer a rede de atendimento de proteção às crianças e adolescentes, mobilizar e conscientizar a comunidade no enfrentamento a esta violência, além de comemorar os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Dia Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (14 de Novembro).
Estiveram presentes o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno, secretários municipais, autoridades civis, além de representantes de diversas entidades como CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA, Programa Educar, Casas de Passagem Menina Flor e Meninos da Terra e OAB/PA.


No evento, o professor Antônio Carlos Gomes da Costa, um dos relatores do ECA, palestrou sobre a trajetória, situação atual e perspectivas do ECA em seus 20 anos. Antônio Carlos também é autor de dezenas de livros e artigos sobre o atendimento, a promoção e a defesa dos direitos da população infanto-juvenil, publicados no Brasil e no Exterior. 

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Secretaria de Desenvolvimento Social realiza Seminário 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Considerado um marco na luta pelos direitos das crianças e adolescentes, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 20 anos de criação e em alusão à data, a Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, estará realizando o Seminário 20 anos do ECA no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. O seminário acontecerá no dia 11 de novembro, próxima quinta-feira, no centro de Cultura Lindinalva Cabral, a partir das 8h.
No evento, o professor Antônio Carlos Gomes da Costa, um dos relatores do ECA, estará palestrando sobre a trajetória, situação atual e perspectivas do ECA em seus 20 anos. Antônio Carlos também é autor de dezenas de livros e artigos sobre o atendimento, a promoção e a defesa dos direitos da população infanto-juvenil, publicados no Brasil e no Exterior.
O Seminário tem o objetivo de fortalecer a rede de atendimento de proteção às crianças e adolescentes, mobilizar e conscientizar a comunidade no enfrentamento a essa violência, além de comemorar os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Dia Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - 14 de Novembro.
Diversas entidades como CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA, Programa Educar, Casas de Passagem Menina Flor e Meninos da Terra e OAB/PA participarão do evento.O Programa Educar e o CREAS registraram juntos, de janeiro de 2009 a outubro de 2010, mais de 550 atendimentos a crianças e adolescentes. O Programa é a instituição que trabalha estreitamente contra o abuso e Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (ESCCA). Já o CREAS trabalha com criança e adolescentes que sofreram quaisquer tipos de violência, seja ela sexual, psicológica, moral ou física.
Essa é mais uma das campanhas da Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da SEDES, que contribui para o campo da prevenção e denúncia contra o abuso e exploração sexual.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Paulo Afonso no III Seminário de Políticas de Enfrentamento do HIV/AIDS

A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, esteve no III SEMINÁRIO DE POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO DO HIV/AIDS e da III MOSTRA DE SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS. O seminário foi realizado no período compreendido entre os dias 27 e 28 do mês de setembro na cidade de Salvador. Na oportunidade, representando o município estiveram presentes: Bruno Diniz, articulador do Selo Unicef; Luciana Emanuella, coordenadora Municipal de DST/AIDS,  contemplando temáticas referentes ao Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, transmissão vertical do HIV e sífilis.
O evento foi voltado para articuladores do Selo UNICEF e membros do Grupo Gestor Municipal (GGM do PSE/SPE) e promovido pelo UNICEF, Grupo Gestor Estadual do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (GGE/SPE), Diretoria de Vigilância Epidemiológica/Coordenação Estadual de DST/AIDS e Secretaria Estadual de Educação, com o apoio da Organização não Governamental Juspopuli - Escritório de Direitos Humanos.

O UNICEF e seus parceiros oferecem apoio técnico aos municípios inscritos na Edição 2009 -2012 do Selo Município Aprovado, com o objetivo de contribuir para a qualificação das políticas públicas para crianças e adolescentes.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Secretaria Municipal de Educação condecora alunos premiados nas Olimpíadas de Língua Portuguesa

Os alunos da Rede Pública de Ensino, que participaram das Olimpíadas de Língua Portuguesa 2010 e obtiveram colocação até o terceiro lugar na Etapa Municipal, receberam da Secretaria Municipal de Educação uma medalha pela conquista dos textos produzidos e selecionados. A condecoração foi realizada na terça-feira, 26/10, em solenidade que contou com a participação de professores, coordenadores pedagógicos, gestores, estudantes, pais de alunos e escritores locais representantes da Academia de Letras de Paulo Afonso e do Instituto Geográfico e Histórico da Mesorregião de Paulo Afonso.
Os alunos premiados, na categoria Poema, foram: Zilberto Luís Costa (da Escola Municipal Raimundo Toledo), Isaias dias (da Escola Municipal José Geraldo Miranda) e Maria Natália (da Escola Municipal São José). Na categoria Memórias Literárias: Adriele Melo (da Escola Municipal Padre Lourenço Tori), Ellen Kely Nascimento (Escola Municipal Manoel de Almeida) e Gustavo Lopes (da Escola Municipal Guiomar Pereira). Crônicas: Alef de Sá (Escola Estadual Wilson Pereira), Juliane de Souza (CTEPI) e Vanessa Luane Lima (Escola Municipal Manoel de Almeida). Artigo de Opinião: Ruth Ferreira (Escola Estadual Wilson Pereira) e Vilne Jean Santos (CTEPI).
Em seu discurso, a professora Selma Carvalho, secretária Municipal de Educação, proferiu: "É muito importante a participação das escolas, do estado e do município, nessas competições, pois, estimulam o saber e conduzem o aluno para o caminho da posteridade com as produções textuais que, por sinal, são belíssimas e dignas de leitura e admiração; parabéns a todos os escritores e parabéns aos seus professores! Vale ressaltar que o aluno da Rede Municipal de Ensino, Zilberto Luís Costa e Silva, foi classificado na Etapa Estadual, categoria Poema, e irá concorrer na Etapa Regional representando o município de Paulo Afonso, podendo ser classificado entre os melhores poetas do Brasil (Etapa Nacional). Eis uma amostra de que o ensino capitaneado pela Prefeitura de Paulo Afonso e pela Secretaria Municipal de Educação sempre rende bons frutos".

Campanha contra a Sífilis leva informação e saúde à população

Dia 16 de outubro foi realizado nacionalmente o dia D contra a Sífilis. Em Paulo Afonso, foram realizados pedágios informativos e dadas informações para a população nos pontos da Feira e no Centro de Especialidades Médicas. No total 112 exames de sífilis foram realizados gratuitamente; nos pedágios foram distribuídos mais de 7.000 preservativos e cerca de três mil pessoas receberam orientação sobre a prevenção e cuidados com a doença. Uma equipe de 30 pessoas esteve engajada nessa campanha em prol da saúde e do bem-estar no Município. 
A campanha foi realizada pela Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Testagem e Aconselhamento (SETA).  O objetivo da iniciativa é diminuir o preconceito em relação às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e mobilizar a sociedade para ações que visem a eliminar a sífilis congênita, que é passada da mãe para o bebê. A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum.
Segundo a coordenadora Municipal de DST/AIDS, Luciana Emanuella, o dia D da Campanha intensificou os trabalhos já desenvolvidos pelo serviço. "O trabalho de orientação e os exames feitos gratuitamente no dia D da campanha já são oferecidos diariamente à população. Qualquer pessoa em qualquer período do ano pode se dirigir ao SETA e realizar os exames de sífilis, HIV e Hepatite gratuitamente", destacou a coordenadora. O Serviço de Testagem e Aconselhamento (SETA) fica localizado na Avenida Landulfo Alves, 553. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3282-5140 / ramal 229.